sábado, 29 de janeiro de 2011

Meu tio PAULO AFONSO

Minha mãe tinha quatro irmãos: Antonio, Dagmar, Paulo e Marly. 
Marly faleceu muito jovem, nos anos 50. Os outros três, com o passar do tempo, foram residir no Rio de Janeiro e, somente a minha mãe, Bernadete, ficou aqui na Paraíba.
Minha tia Dagmar, hoje com mais de 80 anos, porém inteira e lúcida, graças a Deus, casou, adotou duas crianças, separou e ainda vive no Rio de Janeiro com filhos e netos. Gosto muito dela, aliás, dizem que pareço demais com Dagmar, tanto fisicamente quanto em relação ao jeito forte, bravo e meio louca:)

Meu tio Antonio, também passou dos 80 anos, mas faleceu ano passado devido a problemas pulmonares. Com ele não tive muita aproximação pois tratava-se de um homem muito esquisito, calado, fechado, soturno, sei lá!

Mas, esse post é para falar do mais animado de todos: o meu tio Paulo Afonso, que também é o mais velhos dos irmãos, com 86 anos (minha mãe é a mais nova, com 76).
Tio Paulo ingressou no Banco do Brasil na década de 60, salvo engano, aqui mesmo na Paraíba, e depois de anos, foi transferido para a cidade maravilhosa. Ele era casado com uma potiguar de nome Raimunda (in memorian) e teve três filhos: Marcos, Carlos e Márcia.
Tio Paulo vive no Rio há mais de 50 anos, aposentou-se do Banco e vive para os netos e para sua escola de samba do coração: Mocidade Independente de Padre Miguel. Ele mora em Bangu desde sempre!
Tio Paulo sempre gostou de tomar uma cerveja, e passou a vida inteira bebendo:)
Apesar dele ser um ótimo funcionário, sempre bebia e dava trabalho demais à sua esposa e filhos. Ele é um cara completamente despreocupado, não se estressa com nada, para ele sempre está tudo bem, mesmo que o céu esteja desabando, está lá, tranquilão!
Eu queria ser assim!hahahaha...

Recordo que todas as vezes que ia ao Rio
 de Janeiro (eu geralmente ia uma vez por ano) sempre ligava para Tio Paulo e marcava de encontrá-lo no Centro da cidade, na agência do Banco onde ele trabalhava, e íamos almoçar juntos e bater pernas. Eu nunca ia até a casa dele porque ficava hospedada na Barra da Tijuca, na casa de D. Maria Flávia Maroja, mãe de quatro amigos queridos (que serão assunto de outro post), afinal tio Paulo morava sozinho com tia Raimunda, os filhos casaram cedo e foi cada um para um lado, daí não seria tão proveitoso para mim ficar lá. O mesmo acontecia com minha tia Dagmar, que morava sozinha:(
Portanto, esses passeios com tio Paulo pelo Centro do RJ estão até hoje em minha memória! Como eu gostava de conversar com ele, conhecer aqueles monumentos antigos, a catedral, os prédios da Av. Rio Branco, a Confeitaria Colombo, o Saara, a Central do Brasil, etc. Tudo foi tio Paulo quem me apresentou.
Eu também adorava porque, todas as vezes, sem exceção, na hora que eu ia embora, ele me dava algum dinheiro! Ai, como eu ficava feliz! Eu viajava com menos dinheiro do que desejava, e a grana que ele me dava, sempre vinha na hora certa:):)

Ressalte-se que quando eu era menor, entre 05 e 12 anos, todas as vezes que fui ao Rio com minha mãe e irmãos, ficava hospedada na casa de tio Paulo ou em tia Dagmar! Somente qaundo virei adulta e comecei a viajar sozinha é que fui acomodar-me em outras praias:)
Foram anos e anos nessa mesma batida: Chegava no Rio, ligava para tio Paulo, encontrava ele no Centro, passeávamos, eu ganhava minha grana e voltava para a Barra feliz da vida!

Lembro dele ter vindo aqui em João Pessoa apenas duas vezes, e rapidamente.
Há alguns anos, quando chegava no Rio de Janeiro, não mais ligava para tio Paulo, ele já estava aposentado e eu sempre com pressa! Perdi o contato totalmente, obtinha notícias dele apenas através de minha mãe que mantinha contato telefônico com os irmãos.
No entanto, terça-feira próxima passada, tio Paulo chegou aqui em João Pessoa acompanhado de sua filha Márcia e de seu neto, Cássio. Minha mãe já estava esperando-os há duas semanas, eles passaram antes em Natal/RN, onde tio Paulo morou antes de embarcar em definitivo para o Rio de Janeiro.
E o velhinho continua firme, forte e lindo (ele tem os olhinhos verdes iguais aos de meu falecido avô, Afonso, mainha e minha irmã, Bebeta).
Anos atrás ele teve um AVC, e vive à base de alguns remédios, mas isso não diminuiu em nada sua alegria e disposição! Evidente que hoje em dia ele não bebe mais como antes, porém, se minha prima/sua filha, baixa a guarda, ele toma uma cervejinha:)
Ele se veste tipo "malandro carioca" anos 60, sabem? de terno e sapato brancos e chapéu panamá, um fofo!!
Aqui em João Pessoa, com o calor que está fazendo, ele abandonou o terno, mas o chapéu está lá em sua cabecinha.
Tio Paulo quer ir rever a cidade onde ele nasceu, Belém de Caiçara (nem sei onde fica):(
Tenho certeza que ele irá se emocionar, pois em Natal ele chorou ao rever certos lugares em que viveu.

É isso aí, adorei rever meu tio Paulo, minha prima Márcia e conhecer meu priminho, Cássio. Estão todos muito bem, graças a Deus e estamos curtindo ao máximo a estadia deles por aqui. Já os levei ao Mangai, pôr do sol do jacaré, Centro da cidade, shopping, etc. Pena que irão embora no próximo dia 07/02, mas ficará a lembrança dos bons momentos e a saudade carregada de uma vontade de vê-lo mais uma vez!
Que tio Paulo dure até os 96 anos, no mínimo:):)

OLha ele aí:




Apareçam.

2 comentários:

Elizabeth disse...

estou louca pra ver fotos do tio Paulo e vc nao posta, anda logo com isso! :)

de cássia disse...

pronto, finfa, olha a foto dele!