segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Linguine com camarão/Revista MENU


Li, na revista MENU, deste mês (uma ótima publicação da Editora 3, impressa aqui na Gráfica Santa Marta), sobre o "festival do Camarão", que acontece, todos os anos da praia de Ilhabela, litoral Paulista.
O famoso festival já está em sua 16ª edição, e é um sucesso! Esta receita foi elaborada pela chef de cozinha, Solange Maia, da charmosa Pousada Ilha Splendor (Ilhabela/SP).

O prato é de fácil preparo e gostos demais! EU,particularmente, ADORO, massa com frutos do mar, então, lá vai:

LINGUINE COM ALHO-PORÓ E CAMARÃO CROCANTE

Ingredientes:

320 gramas de macarrão linguine
4 camarões-rosa grandes sem casca
30 camarões-cinza sem casca e sem cabeça
1 alho-poró em rodelas finas
2 xícaras (de chá) de flocos de coco
1 ovo batido
azeite extravirgem quanto baste
sal e pimenta-do-reino a gosto
água quanto baste

LINGUINE: refogue o alho-poró numa frigideira, em fogo médio, com 1 fio de azeite e sal, até amolecer ligeiramente. Reserve. Cozinhe o linguine em água abundante com sal. Quando estiver al dente, escorra a massa e salteie-a com o alho-poró refogado. Ajuste o sal e a pimenta e regue a massa com azeite. Reserve. Tempere os camarões-cinza com sal e pimenta, passe-os no ovo batido e empane-os com os flocos de coco. Frite-os por 2 minutos de cada lado em uma frigideira com azeite, em fogo alto. Reserve. Tempere os camarões-rosa com sal e pimenta e frite-os com 1 fio de azeite por 4 a 5 minutos de cada lado, em fogo alto.

PARA SERVIR: distribua a massa nos pratos e coloque alguns camarões-cinza e 1 camarão-rosa em cada porção. Sirva em seguida.

DICA DA CHEF: não exagere no tempo de fritura do camarão, pois sua carne enrijece facilmente, ficando borrachuda.

Rende 4 porções e leva cerca de 40 minutos para preparar.
 
Bom apetite:)



Apareçam.

Nenhum comentário: