segunda-feira, 17 de outubro de 2011

2º Congresso Internacional de Direito Constitucional do Trabalho



Quem me segue desde o início, sabe que sou formada em Direito e funcionária pública federal, do TRT da 13ª Região.
E, meu blog também é profissional, abordando, de quando em vez, assuntos sérios ligados ao Direito.
Portanto, relato agora para vocês um importante evento que tive a honra de participar este mês:


No período de 05 a 07 de outubro desde ano (2011), aconteceu aqui, no auditório Sérgio Bernardes, do Tropical Hotel Tambaú, o 2º Congresso Internacional de Direito Constitucional do Trabalho, promovido pela AMATRA-13 e ESMAT-13 (Associação dos Magistrados do TRT da 13ª Região e Escola Superior da Magistratura Trabalhista da Paraíba, respectivamente).


A AMATRA é presidida pelo Juiz substituto do Trabalho, Dr. Adriano Mesquita Dantas e seu vice-presidente é o Juiz substituto, Dr. Marcello Wanderley Maia Paiva.
Ressalte-se que o Dr. Adriano, conheço há pouco, ele veio do Rio Grande do Norte, e passou um tempo lá na Vara em que trabalho, trata-se de um juiz sério, competente e engajado na luta de sua categoria.
Já o Dr. Marcello Maia, conheço de longa data, somos quase da mesma idade (sou apenas uns aninhos mais velha, hahaha...), Marcello era servidor do Tribunal, fez concurso há pouco, e hoje é Magistrado, também trabalhei com sua esposa Gerlandia, e posso atestar: ambos são gente de primeira grandeza!


A ESMAT-13 é dirigida por juízes do TRT-13ª Região e vinculada à AMATRA-13.


O Congresso foi muito interessante. Entre tantos palestrantes conhecidos nacionalmente, destaco aqui o Dr. IVO DANTAS, Juiz Federal do Trabalho aposentado, Doutor em Direito Constitucional, entre outros títulos (seu currículo é muito extenso). Até tirei foto com ele, virei fã!
O cara é de uma sabedoria e eloquência sem tamanhos, simpático, conhecedor do tema que abordava (O Novo Processo Constitucional Brasileiro), e, ainda por cima, tinha ótimas tiradas bem humoradas, conseguindo cativar e prender a platéia por mais de uma hora. Adorei!


Destaco igualmente o Dr. Renato Saraiva, Procurador do Trabalho da 6ª Região (Recife/PE), Dra. Maria Rosário Barbato, Italiana, Doutora em Direito pela Universidade de Roma, o sempre bom (meu professor na Pós-Gradução), Dr. Wolney Cordeiro, também Juiz do Trabalho da Paraíba, e o engraçadíssimo, mas não menos sério, Dr. Elpídio Donizetti, Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que teceu comentários ácidos sobre os governos, banqueiros, ditadores e etc. Tudo muito bem colocado, também virei fã:)


Foram palestras com temas atuais e pertinentes que prenderam a atenção do público que lotou o salão Sérgio Bernardes, público este, que contava com advogados e serventuários da Justiça, porém, a maioria era de estudantes de Direito.


Ponto negativo era a falta de educação de algumas pessoas na platéia, que insistiam em falar ao celular no momento da palestra. E, pasmem, observei uma Magistrada do Trabalho no maior papo ao celular (atrás de mim), sem dar a menor importância ao colega que proferia sua palestra. Fiquei tão irritada, que mudei de lugar na hora, fala sério!!


Aprendi mais alguma coisa sobre Jurisdição Trabalhista e a efetivação dos direitos sociais (esse era o tema do Congresso). É sempre bom ouvir quem sabe mais!


Gratificante! Fico aqui, aguardando a 3ª edição do Congresso.

                                   Eu e o brilhante Dr. IVO DANTAS 

Juízes do Trabalho/PB, membros da AMATRA-13: Alexandre R.Pinto e Marcelo R.Carniato. 

  Palestra do Dr. Wolney de Macedo Cordeiro (um dos melhores professores que tive)

                  eu e o famoso Dr. ELPÍDIO DONIZETTI, figuraça:) 

 Juiz do Trabalho da PB, Paulo Roberto V.Rocha, e serventuários do TRT: Aryoswaldo José B.Espínola e Saulo M.Sobreira Filho.

         eu e o organizador do Congresso, Dr. ADRIANO MESQUITA DANTAS


Apareçam.

Um comentário:

Elizabeth disse...

Parabens minha irma, quero que vc participe de todos que vc possa e sempre esteja atualizada com as leis.