terça-feira, 21 de junho de 2011

VINCENT VAN GOGH

Acabei de descobrir, no jornal O GLOBO, que um dos autorretratos mais famosos de Van Gogh é, na verdade, a pintura do rosto de seu irmão, Theo!.

Os especialistas em arte do Museu Van Gogh de Amsterdã fizeram um estudo comparando os dois fisicamente e chegaram à conclusão que a orelha de Theo é mais arredondada e tem o formato anatomicamente perfeito. Já a de Vincent era carnuda e avermelhada e sua barba era mais ruiva e ocupava as bochechas, diferente do que é retratado no quadro de 1887.

A orelha de Van Gogh foi tema de muitos estudos desde que seu acervo foi reconhecido. É que o pintor cortou um pedaço dela em 1888, quando trabalhava na França com o amigo e também artista Paul Gauguin. 
Muitas são as teorias sobre a automutilação, que incluem uma possível frustração em seu trabalho, o ciúme pelo noivado de seu irmão, problemas de natureza sexual, entre outras.

A descoberta coincide com a abertura da exposição "Van Gogh em Amberes e Paris, uma nova perspectiva", que fica no museu holandês até 18 de setembro. O visitante ainda pode conferir mais de 93 quadros, que passam pelo modernismo, realismo e impressionismo. Cartas entre Vincent e Theo são o maior trunfo do museu, já que possibilita traçar a biografia do pintor holandês.

Será mesmo coincidência essa descoberta?hahahaha..
Mas, vale a visita pelo conteúdo!!  Adoro Van Gogh, e meu amigo Carlos Frederico Maroja de Medeiros também!:)



Apareçam.

Fonte: oglobo.com.br

Nenhum comentário: