terça-feira, 20 de setembro de 2011

O valioso tempo dos maduros/Mário de Andrade

Acabei de ler no facebook de minha amiga, Vanini Arruda (que trabalha comigo), um texto de Mário de Andrade.


Na internet, alguns sites, atribuem esse belo texto ao nosso escritor, o paulista, Mário de Andrade, e outros, ao escritor Angolano, Mário PINTO de Andrade.
Não sei qual dos dois escreveu, mas de uma coisa tenho certeza: CHEGOU-ME NO MOMENTO CERTO!


Estou cansada de perder tempo com pessoas bobas e coisas banais! 
Estou com pressa, pois, dificilmente, chegarei aos 90 anos, e por isso, TENHO MAIS PASSADO QUE FUTURO:(


Leiam e concordem comigo:




O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS





Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a


frente do que já vivi até agora.

Tenho muito mais passado do que futuro  


Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas  

As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o 



caroço.  

Já não tenho tempo para lidar com mediocridade   


Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados  


Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçam  




seus lugares, talentos e sorte  

Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos 



inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha. 





Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da   



idade cronológica, são imaturos   

Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de  



secretário geral do coral   


As pessoas não debatem conteúdos, apenas rótulos  

Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha  



alma tem pressa   


Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito  


humana:  



que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera  



eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade  


Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade




O essencial faz a vida valer a pena, e, para mim, basta o essencial!












Apareçam.

2 comentários:

Elizabeth disse...

Concordo plenamente, temos mais passado que futuro, entao devemos aproveitar ao maximo as coisas boas e essenciais. bjssss

christybarros disse...

Rita,

Adorei o texto.

É verdade, não temos tempo a perder com o que não vale a pena.
Bjs,
Chris