segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Padaria Bonfim

Conheço a Padaria Bonfim desde meus 10 anos, haja tempo:)
Meu avô morava na Rua Almeida Barreto, 615, no centro da cidade, ao lado do Mercado Central. A casa ficava na esquina com a Rua 13 de Maio.
Quando meus pais se separaram, minha mãe voltou para a casa do pai dela (como a maioria das mulheres faziam após o fim de um casamento àquela época).
E, descendo a Rua 13 de Maio, logo na esquina do meu quarteirão, estava a Padaria Bonfim, na Rua Francisca Moura, 14, de propriedade de Seu Joaquim e sua esposa D. Nina.
Ressalte-se que D. Nina ficou no caixa da padaria até o mês passado, quando veio a falecer com mais de 90 anos. Grande mulher!

Eu, ainda criança, pré adolescente, ia todos os dias comprar pão, doce, salgado, qualquer coisa, mas passava lá sempre, pois era meu caminho na ida e na volta da escola. Íamos à pé, eu e minha irmã, para o Colégio Pio XII, também no centro da cidade.
Bons tempos!!

Então, desde aquela época, conheço Joaquim Sales Filho, o tal do Padeiro, que era amigo do meu irmão (mais velhos que eu). E cresci convivendo naquele pedaço. Eu entrava na produção, via o pão indo para o forno, o pessoal trabalhando, a fumaça saindo na chaminé, subia ao escritório de Padeiro para conversar bobagens, sabia o nome de todos, etc. Era muito legal!
E acompanhei também o crescimento da padaria, ela passou por várias reformas, sempre aumentando e melhorando para os clientes.
Dava orgulho ver nosso amigo aumentando a produção e colocando o nome da padaria Bonfim no topo da melhor panificadora da cidade.
Em determinado ano, que não lembro no momento, Padeiro inaugurou uma filial da Bonfim na praia, na Rua José Augusto Trindade, 190, Tambaú. E foi um estrondoso sucesso, aliás, É UM SUCESSO ATÉ HOJE. Deixou a matriz aos cuidados de sua mãe, D. Nina e de seu irmão Gutemberg.

A padaria Bonfim da praia vive cheia de manhã, à tarde e à noite! Tem produtos de primeira linha, um mini mercado com vários itens, funcionários gentis, inclusive alguns deles com mais de 30 anos de serviço na padaria, e o melhor: o dono, sua esposa Betania e filhos, Júlio e Norberto, estão sempre lá trabalhando e monitorando tudo. Não tem um ditado que diz "o olho do dono é quem engorda o gado?", Pois é, ali a família trabalha unida e cresce a cada ano.

De uns tempos prá cá, Padeiro criou a lanchonete da Padaria, começou tranquila, foi aumentando o movimento e de repente lotou! Todos os dias pela manhã, muita gente vai tomar café na lanchonete da Bonfim, é um verdadeiro "muído":)
Ontem, fui tomar café lá e fiquei mais de 10 minutos esperando uma mesa para sentar. É muita gente mesmo!
O sucesso está tão grande que Padeiro encomendou um novo projeto para aumentar o espaço da lanchonete, que tal?:)
Pedi um cuscus especial, que vem com ovo frito e queijo derretido por cima, e de sobremesa uma fatia de bolo de rolo quentinho, tinha acabado de sair do forno (acompanhado de um maravilhoso café São Braz), que delícia!

Adoro chegar lá na Bonfim e atestar o sucesso de amigos tão dedicados ao ofício que escolheram, sempre pensando na satisfação do cliente.
O único senão é a falta de atenção dos funcionários da lanchonete para conosco. Eles ainda precisam aprender a atender melhor, mas nada que Padeiro não consiga consertar em pouquíssimo tempo, afinal a balburdia está grande devido ao pequeno espaço e à quantidade de pedidos por hora!
Vejam as fotos:

                                               mesas dentro da padaria

                                             visão frontal das mesas na lanchonete

                                                fachada principal

                                                 cuscus especial

                                        bolo de rolo fofinho com café São Braz


Obs.: ainda não sei tirar fotos decentes de comidas:). Esses talheres sujos estragaram as fotos!hahahaha...

Apareçam.

Um comentário:

Elizabeth disse...

Rita me bateu uma tremenda saudades do tempo da padaria Bonfim na esquina da nossa casa, bons tempos. Fala pra padeiro que ele faz parte da minha vida desde que me entendo de gente e que desejo mais sucesso na vida dele.