sábado, 2 de julho de 2011

GASTROCHATO?

Li uma reportagem na revista ÉPOCA dessa semana, sobre uma nova categoria: os GastroCHATOS!
É isso mesmo, são os novos militantes da alta gastronomia! Aqueles que entendem, ou acham que entendem de comida, vão ao restaurante e devolvem pratos, ralham com o chef, tem blogs para criticar os estabelecimentos, EPA, estaria EU incluída nessa? :0


Não, gente, Eu ainda não cheguei nesse nível, nem chegarei, afinal não entendo de alta gastronomia, nem vivo lendo livros sobre comida e ou receitas.
Sou apenas um glutona que comenta as experiências gastronômicas aqui (em meu espaço), somente!


Mas achei a matéria bem interessante.
Alguns amigos já reclamaram de que devolvo o prato no restaurante ou reclamo para o garçon, mas convenhamos, estou pagando e quero, no mínimo, ser bem servida e comer algo compatível com o preço, não é?


A matéria diz que os GastroCHATOS são como os ENOchatos, seus famosos antecessores, e podem entreter as pessoas por meia hora com uma conversa erudita sobre comida, mas tendem a depois, tornar-se, pela repetição obsessiva do tema, um aborrecimento sem tamanho.
Eu não sou assim, definitivamente!


Diz ainda que os gastroCHATOS são pessoas acima de 30 anos e com bom repertório cultural. Aí, creio que me enquadro!hahaha...


Eles viajam muito pelo mundo, tem experiência direta nos restaurantes internacionais, compram livros, fazem cursos, etc. Portanto, bem longe de minha acanhada crítica sobre comida:(


Engraçado, que na revista, tem 06 dicas para você identificar se é ou não um gastroCHATO, reproduzo e afirmo que das 06 dicas, apenas UMA me identificou, ou seja: NÃO SOU GASTROCHATA!


1- Os amigos não o acompanham mais em saídas para comer fora por causa de suas constantes reclamações e observações sobre os ingredientes e a preparação dos pratos. DE JEITO NENHUM.
2- Você não consegue mais sair para comer sem sacar uma câmera para tuitar ou blogar sobre sua ida ao restaurante. ESSA SOU EU:0
3- O trivial não serve mais para as suas refeições. É preciso sempre incrementar. Feijão, só se for com vinho.  ECA.
4- Você bate-boca com chefs de cozinha, virtual ou pessoalmente, porque acredita que sua experiência em bons restaurantes o credencia para criticar pratos. NÃO.
5- Acha que os restaurantes, mesmo os mais tradicionais e reconhecidos, são caros e medianos. TAMBÉM NÃO.
6- Não perde uma oportunidade de mostrar sua erudição em pratos, ingredientes e experiências gastronômicas. ESSE É QUE NÃO É MESMO:)


Cita, a matéria, o caso de uma jornalista, Cláudia Midori, que criticou, em seu blog, uma lanchonete chic recém aberta, em São Paulo, e, logo após, a lanchonete fechou as portas. Ela acredita que não fechou por causa de seu comentário, mas disse que "o blog influiu sim, afinal são 2.500 acessos por dia e a internet tem poder". 


Ui,ui, lembrei de minha crítica lá no começo do blog, sobre o restaurante BRANGUS, lembram? logo depois ele fechou!! será que influenciei?hahahaha.... Claro que não:)


É isso, estou looonge de ser uma gastroCHATA, só falo o trivial básico!hahaha....


Adorei essa matéria e espero que vocês também tenham gostado.


O blog da jornalista que citei acima é: www.aventurasgastronomicas.com.br
Vale a pena uma visita!!


Apareçam.

2 comentários:

Claudia Midori disse...

Oi Rita, o restaurante que fechou e foi comentado para o repórter da revista Época era uma lanchonete. Infelizmente o local tinha um pésssimo atendimento, o que deve ter resultado no fechamento da casa. O blog Aventuras Gastronômicas só ajudou aquelas pessoas que pensavam em gastar seu rico dinheirinho num lugar que não tinha bom serviço nem boa comida. A #gastrochata Claudia Midori

de cássia disse...

adorei seu comentário, Cláudia! seja sempre bem vinda. abraços:)